ADVOCACIA 4.0 E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DE SÃO PAULO – UMA NOVA PESQUISA DA ESA-SP

Olívia de Quintana Figueiredo Pasqualeto[1]             O avanço da inteligência artificial tem reavivou uma discussão já travada em outros momentos de avanço tecnológico: estamos em um período de destruição dos empregos em grande escala ou as novas tecnologias trarão novas oportunidades e postos de trabalho? Segundo Ernst, Merola e Samann (2018, p.5), as transformações ocorridas nas revoluções industriais prévias não provocaram o extermínio total dos postos de trabalho existentes. Paralelamente à extinção de muitas funções Leia mais…

LETRAMENTO DIGITAL E O FUTURO DO TRABALHO

Olívia de Quintana Figueiredo Pasqualeto[1] O desenvolvimento de novas tecnologias, como inteligência artificial, internet das coisas, big data, etc. tem atraído atenção dos governos, empresas, academia e sociedade civil em todo o mundo. Por um lado, a intensificação do uso de novas tecnologias gera novos tipos de ocupações; permite que se gaste menos tempo com tarefas rotineiras, restando tempo para tarefas mais criativas; viabiliza a criação de novas estratégias de negócio, etc. Por outro lado, Leia mais…

6276 – ESA – Direito e Tecnologia: Lei Geral de Proteção de Dados, os Riscos Trabalhistas e o Compliance

O que é? A Escola Superior Advocacia de São Paulo vem aprofundando questões relativas ao Direito e Tecnologia por meio de projetos como o Portal DITEC (Direito, Inovação e Tecnologia – http://ditec.esaoabsp.com/) e, objetivando conduzir seus alunos à reflexões críticas e intervenções nesta seara, lança uma linha de Cursos de Extensão Online ao Vivo em teoria e prática do Direito aplicado à Tecnologia. Os cursos pretendem subsidiar aspectos jurídicos relacionados à Tecnologia a partir do arcabouço normativo brasileiro Leia mais…

Tecnologias Sociais e inovação para a redução de desigualdades sociais e desenvolvimento sus-tentável

Renata Miranda Lima[1] Raíssa Moreira Lima Mendes Musarra[2] Erik Chiconelli Gomes[3] Resumo: Quando se pensa em tecnologia social, tendo como ponto de partida o senso comum, a primeira associação que se faz está relacionada à inteligência artificial, conexão por meio da rede e desenvolvimento digital. Contudo, tecnologias sociais podem estar desprendidas de questões tecnológicas digitais, ou seja, não é condição para que se crie uma tecnologia social que essa seja digital, bastando que seja a Leia mais…

6248 – ESA – Direito e Tecnologia: Visual Law

A Escola Superior Advocacia de São Paulo vem aprofundando questões relativas ao Direito e Tecnologia por meio de projetos como o Portal DITEC (Direito, Inovação e Tecnologia – http://ditec.esaoabsp.com/) e, objetivando conduzir seus alunos à reflexões críticas e intervenções nesta seara, lança uma linha de Cursos de Extensão Online ao Vivo em teoria e prática do Direito aplicado à Tecnologia. Os cursos pretendem subsidiar aspectos jurídicos relacionados à Tecnologia a partir do arcabouço normativo brasileiro já Leia mais…

A DOCÊNCIA E O TRABALHO POR MEIO DE PLATAFORMAS VIRTUAIS E/OU EM HOME OFFICE NO PERÍODO DE PANDEMIA – COVID 19: Parte III

Regina Célia Martinez[1] Resumo  O presente estudo  se dedica a tratar da atividade profissional da docência e os desafios  da utilização dos recursos da tecnologia da informação. A fase da Pandemia  COVID-19 é apresentada como fato acelerador deste processo,  trazendo mudanças a serem estudadas e implementadas com intuito de identificar e minimizar os efeitos considerados danosos para os atores deste processo. A busca da excelência e  qualidade total na docência depende da disposição e motivação Leia mais…

A DOCÊNCIA E O TRABALHO POR MEIO DE PLATAFORMAS VIRTUAIS E/OU EM HOME OFFICE NO PERÍODO DE PANDEMIA – COVID 19: Parte II

Regina Célia Martinez[1] Resumo  O presente estudo  se dedica a tratar da atividade profissional da docência e os desafios  da utilização dos recursos da tecnologia da informação. A fase da Pandemia  COVID-19 é apresentada como fato acelerador deste processo,  trazendo mudanças a serem estudadas e implementadas com intuito de identificar e minimizar os efeitos considerados danosos para os atores deste processo. A busca da excelência e  qualidade total na docência depende da disposição e motivação Leia mais…

A DOCÊNCIA E O TRABALHO POR MEIO DE PLATAFORMAS VIRTUAIS E/OU EM HOME OFFICE NO PERÍODO DE PANDEMIA – COVID 19: Parte I

Regina Célia Martinez[1] Resumo  O presente estudo  se dedica a tratar da atividade profissional da docência e os desafios  da utilização dos recursos da tecnologia da informação, dificuldades e necessidades de orientação e norteio nesta atividade. A fase da Pandemia  COVID-19 é apresentada como fato acelerador deste processo,  trazendo mudanças a serem estudadas e implementadas com intuito de identificar e minimizar os efeitos considerados danosos para os atores deste processo, na presente análise com foco Leia mais…

JUDICIALIZAÇÃO, APLICATIVOS E TRIBUNAIS SUPERIORES – UMA ANÁLISE DA JURISPRUDÊNCIA BRASILEIRA

Olívia de Quintana Figueiredo Pasqualeto* Este terceiro texto conclui a série de artigos publicados[1] com a finalidade de divulgar os resultados da pesquisa desenvolvida entre os meses de março, abril e maio de 2020, na Escola Superior da Advocacia de São Paulo (ESA-SP), sobre o futuro do trabalho, que tem como objetivo geral compreender como a intermediação do trabalho por aplicativos é julgada pelos tribunais superiores no Brasil.              Os casos envolvendo aplicativos foram passaram Leia mais…

O futuro da prova documental

*Por João Eberhardt Francisco O que você pensa quando ouve a expressão “prova documental”? Em papéis contendo informações sobre uma determinada situação jurídica? Se a resposta é sim, pense novamente. Boa parte das nossas relações, jurídicas ou que produzem efeitos jurídicos, não se materializa mais dessa forma, ocorre total ou parcialmente no ambiente virtual. Propostas de contratos são efetuadas via e-mail, assim como seu aceite, muitas vezes sem qualquer forma de assinatura digital, quando pela Leia mais…